Chegando no Uruguai, fui direto do aeroporto de Carrasco para a cidade de Punta Del Este onde o agito costuma ser bom, tá ligado? Acho muito engraçado quem fala o tempo todo acabando as frases com "tá ligado?" . Principalmente porque a maioria está sempre desligada. Ligado na televisão, no MSN ou no video-game?
Fui convidada pela organização do Festival Internacional de Punta Del Este para sugerir os filmes brasileiros que participaram desta edição. De seis filmes que sugeri, apenas "A Casa de Alice" pode participar da competitiva, felizmente um dos meus preferidos de 2008. Se eu acho que sou enlouquecida é porque ainda não conhecia seu diretor Chico Teixeira. Figuraça. Além de Chico, estava presente o ator Vinicius Zinn que faz muito bem o papel de um dos filhos de Alice. Também o filme do Zé do Caixão participou da paralela "Excêntricos". Apesar de respeitar o estilo, não foi sugestão minha.
Assisti "Amorosa Soledad" da dupla argentina Carranza e Galardi. A protagonista é a excelente menina que faz a hermafrodita no filme XXY. O público chamou o filme de "coisa de mulherzinha" . Só esqueceram de dizer "coisa de mulherzinha artista e inteligente", pois o filme é ótimo.
Se eu fosse do júri premiaria também o simples e eficiente "Nana" do chileno Sebastian Silva, sobre uma empregada daquelas antigas que manda na casa toda, odeia a filha do casal e ama o menino. Saí antes da premiação, mas fiquei sabendo que a protagonista de "A Casa de Alice", Carla Ribas, ganhou merecidamente o prêmio de melhor atriz. Ela é do nível e do estilo da Sandra Corveloni do "Linha de Passe" que ganhou Cannes.
Pra não dizer que só falei de filmes, vamos para as festas. A organização do festival melhorou muito desde a edição que participei alguns anos atrás, que havia sido o caos, apresentando uma boa projeção de som e imagem no Clube Cantegril. Fizemos as refeições no Doce Lounge, um restaurante internacional com ótimo chef. A festa de arromba foi um almoço oferecido pela simpática princesa francesa Laetitia D´Arenberg que por sorte comprou a maravilhosa fazenda do Tambo Lapataia. Na primeira parte do almoço, com vinhos e champanhes de primeira, fiquei na saladinha e no pão francês porque os bois vinham berrando nos espetos. Tem um restaurante que se chama "O Novilho Alegre" na cidade. Como um novilho pode ser alegre nesta região, sempre esperando pelo abate?
O grande momento foram as sobremesas onde era possível nadar no maravilhoso doce de leite, servido em sorvetes, crepes e mousses. O mais engraçado é que a princesa está abrindo um Mac Donald's na fazenda para atrair turistas. Teve apresentação musical, sambistas fake, passeio em novo modelo de moto. O "momento cinema" do evento foi quando, de repente, o que parecia ser um barco plástico inflável jogado no chão, revelou-se uma gigante tela de projeção no meio do campo. Ainda não tinha visto uma tela ocupar um espaço tão pequeno quando vazia, inflar tão rapidamente, e ficar tão enorme. Espero que a princesa restaure o anfiteatro e volte a ter espetáculos musicais no tambo. Havia um filme no festival sobre a vida de Laetitia, que largou a corte francesa para ficar no mato, mas não cheguei a ver.
O momento máximo de minha ida fora de estação para esta praia fria mas linda foi conhecer a Fundación Atchugarry, do fantástico escultor Pablo Atchugarry. Ele e sua esposa fizeram um paraíso em uma fazenda de Manantiales. Além de sermos recebidos pelo próprio escultor, completamente coberto por pó de mármore de Carrara, vindo de pedras brutas imensas que aportam em containers da Europa, visitamos o atelier com os artistas trabalhando. Pirei, pois sou louca por esculturas em mármore branco. Em meio aos escultores lembrei de Stockinger. Ao lado da oficina, um pequeno museu que segue pelo campo com imensas esculturas de Pablo e de outros artistas, chegando em uma mostra permanente, dentro de uma estrutura toda de vidro, com direito à apresentação de violão clássico, champanhe, catálogo e muito sol. Só este programa já teria valido a viagem. Nada a reclamar de Punta Del Este neste momento. Só adjetivos. Como é bom viajar, mesmo sendo tão perto de Porto Alegre. Mas como aqui não dá para nadar, vou pra Miami me esquentar no Caribe. Hasta la vista.
A série musical em sete episódios “Um ano em Vortex” estreia no proximo dia 29 de novembro, na Cuboplay. Na noite anterior, um show histórico, com as sete bandas da série, acontece no bar Ocidente (ingressos à venda no Sympla).
Sessão única de A Nuvem Rosa em Londres! 14 de novembro, com debate com a diretora Iuli Gerbase. Tickets à venda no insta do @cine.brazil
Filmada em 2021, ainda sob os efeitos da pandemia e cumprindo rigorosos protocolos de saúde, a série em 10 episódios “Centro Liberdade” começa a ser exibida pela TV Brasil no próximo dia 19 de julho. Resultado do edital “TVs Públicas”, a série foi escrita e dirigida por Bruno Carvalho, Cleverton Borges e Livia Ruas, com […]
Acesse a entrevista aqui.