Saiu nesta terça-feira, 29 de setembro, o resultado do edital do Ministério da Cultura para curta-metragem nos gêneros ficção e documentário. A comissão julgadora escolheu 20 projetos de filmes entre 10 e 15 minutos, que receberão R$ 80 mil cada para a sua realização.
O projeto apresentado pela Casa de Cinema de Porto Alegre, AMORES PASSAGEIROS, foi um dos contemplados. O curta terá direção de Augusto Canani, a partir de um roteiro do próprio Canani em parceria com Lucas Gonzaga, e a produção será de Luciana Tomasi.
A Comissão Julgadora do edital esteve reunida nesta terça-feira na sede do Ministério da Cultura, em Brasília, onde foram selecionados nove estreantes e 11 não estreantes de todo o país. Também foram escolhidos dez projetos reservas.
Os projetos contemplados são os seguintes: A Grande Viagem do Vovô (SP); A Poeira e o Vento (MG); Amores Passageiros (RS); A Cachoeira (AM); Casa Afogada (RS); Cineasta Ambulante (SP); Dona Morte(SP); Espelhos, Papagaios e Corações de Jesus (CE); Eu Não Quero Voltar Sozinho (SP); Igrejas de Olinda (PE); Ivan Cineminha – O Contador de Filmes (PB); Juliana contra o Jambeiro do Diabo pelo Coração de João Batista (PA); Lápis-de-Cor (RJ); Mar do Poeta (RS); Medo (SP); Os Kalungas (DF); Praça Walt Disney (PE); Promessa em Azul e Branco (PA); Romero (BA) e Tem um Vidro Sob Minha Pele (SP).
De acordo com o sítio do MinC, o resultado das inscrições prova que o Brasil está cada vez mais querendo filmar histórias com a marca de suas múltiplas identidades. Foram 873 inscritos, sendo 813 deferidos. Na pré-seleção, foram escolhidos 123 projetos com a seguinte distribuição regional: 74 do Sudeste, 25 do Nordeste, 11 do Sul, sete do Norte e seis do Centro-Oeste. No total de filmes, 83 projetos são de diretores estreantes e 40 de não estreantes.
Um dos critérios da comissão foi baseado na descentralização regional – escolher pelo menos dois projetos de cada região -, além da aposta nos novos talentos, escolhendo, no mínimo, sete diretores estreantes. Os projetos selecionados deverão ser concluídos num prazo máximo de um ano, de acordo com o edital.
Mais informações sobre o edital no sítio do Ministério da Cultura.
A série musical em sete episódios “Um ano em Vortex” estreia no proximo dia 29 de novembro, na Cuboplay. Na noite anterior, um show histórico, com as sete bandas da série, acontece no bar Ocidente (ingressos à venda no Sympla).
Sessão única de A Nuvem Rosa em Londres! 14 de novembro, com debate com a diretora Iuli Gerbase. Tickets à venda no insta do @cine.brazil
Filmada em 2021, ainda sob os efeitos da pandemia e cumprindo rigorosos protocolos de saúde, a série em 10 episódios “Centro Liberdade” começa a ser exibida pela TV Brasil no próximo dia 19 de julho. Resultado do edital “TVs Públicas”, a série foi escrita e dirigida por Bruno Carvalho, Cleverton Borges e Livia Ruas, com […]
Acesse a entrevista aqui.