Ministério do Turismo, Santander, Farol Santander e Prana Filmes e apresentam:
FILMES
Lámen Shop, de Eric Khoo
2018, Drama, Japão, Cingapura, França. 90 min. Classificação Indicativa: 12 anos.
Masato, um jovem chef lámen, deixa sua cidade natal no Japão para embarcar em uma viagem culinária em Singapura, para descobrir a verdade sobre seu passado. O que ele não sabe, é que irá descobrir muito mais do que segredos de família e receitas deliciosas.
Trailer: https://youtu.be/vQFDg4Svq5c
Datas: 13 a 19 de outubro
Formulário para acesso: https://forms.gle/VEwvfNtgAWGarsud8
A Resistência de Inga, de Grímur Hákonarson
2019, Drama, Islândia, Dinamarca, Alemanha, França. 92 min. Classificação Indicativa: 14 anos.
Inga é uma produtora de laticínios em uma pequena comunidade agrícola islandesa, e acaba de ficar viúva. Seu marido tomava conta das finanças da fazenda, e agora ela precisa assumir à frente do negócio. Ela decide começar uma vida nova em seus próprios termos, se rebelando contra a corrupção e injustiça em um esquema de monopólio, comandado por uma poderosa cooperativa local. Ela tenta convencer os outros agricultores a lutarem ao seu lado, mas encontra resistência, e precisará mostrar para todos que uma vida com liberdade não tem preço.
Trailer: https://youtu.be/W0TArA3_XxA
Data: 20 a 27 de outubro
Formulário para acesso: https://forms.gle/WTMzbhBfDDGtTUXY7
A Noiva do Deserto, de Cecilia Atán e Valeria Pivato
2017, Drama, Argentina. 88 min. Classificação Indicativa: 12 anos.
Teresa sempre trabalhou na mesma casa em Buenos Aires como empregada doméstica. Quando a família decide vender a casa, ela perde o emprego. Chamada para ajudar na preparação de um casamento em uma cidade do interior, ela inicia viagem mas, no caminho, esquece a bolsa dentro do trailer de Gringo, um vendedor ambulante. Esse inesperado incidente irá se tornar a salvação e libertação que Teresa estava precisando.
Trailer: https://youtu.be/zpEvHQgGFxA
Data: de 28 de outubro a 2 de novembro
Formulário para acesso: https://forms.gle/9GqE7HPyu9EvQAfb9
OFICINA
Oficina Online: Formas do Mito no Cinema Contemporâneo, com Francisco Marshall
Aula 1: Mito, mitologias e a arte cinemática (26/10 – 19h)
Mito, palavra grega, será primeiramente compreendido em 3 sentidos praticados entre os gregos (épico, histórico e aristotélico); Segue-se o exame conciso do conceito de mimese, que contrasta com mito, na Poética de Aristóteles. Após, examinaremos visões de mito na cultura moderna e contemporânea, entre as artes e humanidades, a psicanálise e o cinema. Estudo de caso: mito, humanismo e história na obra de Andrei Tarkovsky (1932-1986).
Aula 2: Arte e memória cultural: versões do mito grego no cinema contemporâneo, (29/10 – 19h)
Análise de mito, mimese e cinema em 4 obras:
a) na contracultura: Medeia, de Pier Paolo Pasolini (1969), e Satyricon de Fellini, de Federico Fellini (1969)
b) o mito desconstruído: E aí, Meu irmão, cadê você, de Ethan e Joel Coen (2000)
c) o mito reconstruido: Pi, de Darren Aronofsky (1998).
Francisco Marshall é historiador e arqueólogo, professor titular de História da UFRGS, fundador e curador do StudioClio, especialista em história da cultura, com doutorado na USP e pós-doutorados na Princeton University (EUA) e na Universidade de Heidelberg (ALE), autor de Édipo Tirano, a tragédia do saber (Editoras da UFRGS e UnB), conferencista, ensaísta e agitador cultural em Porto Alegre.
Acompanhe as redes sociais da Prana Filmes para saber como se inscrever.
Execução do PRONAC 192802 em tempos de COVID-19.
A série musical em sete episódios “Um ano em Vortex” estreia no proximo dia 29 de novembro, na Cuboplay. Na noite anterior, um show histórico, com as sete bandas da série, acontece no bar Ocidente (ingressos à venda no Sympla).
Sessão única de A Nuvem Rosa em Londres! 14 de novembro, com debate com a diretora Iuli Gerbase. Tickets à venda no insta do @cine.brazil
Filmada em 2021, ainda sob os efeitos da pandemia e cumprindo rigorosos protocolos de saúde, a série em 10 episódios “Centro Liberdade” começa a ser exibida pela TV Brasil no próximo dia 19 de julho. Resultado do edital “TVs Públicas”, a série foi escrita e dirigida por Bruno Carvalho, Cleverton Borges e Livia Ruas, com […]
Acesse a entrevista aqui.