Ministério do Turismo, Santander, Farol Santander e Prana Filmes e apresentam:
FILMES
O Fim da Viagem, O Começo de Tudo, de Kiyoshi Kurosawa
2019, Drama, Japão, Uzbqequistão, Catar. 120 min. Classificação Indicativa: 12 anos.
A jovem japonesa Yoko está com sua pequena equipe de TV no Uzbequistão para filmar um novo episódio para o programa de variedades que apresenta. Apesar do perfil internacional do programa, Yoko tem um jeito discreto e tímido, mas os desafios culturais e pessoais que ela experimentará ao longo da viagem mudaram sua visão da vida.
Trailer: https://vimeo.com/349924893
Datas: 10 a 15 de novembro
Formulário para acesso: https://forms.gle/dWUJXZDMyBjyq72B8
Fourteen, de Dan Sallitt
2019, Drama, EUA. 94 min. Classificação Indicativa: 12 anos.
Mara e Jo são melhores amigas desde o ensino médio. Jo é a extrovertida, é assistente social, vive uma série de relacionamentos breves, sempre intensos. Mara tem uma personalidade mais reservada, é professora assistente e escreve ficção em seu tempo livre. Jo apresenta uma certa instabilidade emocional cada vez mais preocupante que afeta seu trabalho e sua vida pessoal. Ao longo de mais de uma década, Mara às vezes tenta ajudar, às vezes recua para se preservar, mas nunca deixa para trás a poderosa conexão afetiva com a amiga.
Trailer: https://vimeo.com/349924893
Data: 17 a 22 de novembro
Formulário para acesso: https://forms.gle/hL8jkbh9STykPigcA
Antes que Tudo Desapareça, de Kiyoshi Kurosawa
2017, Drama, Japão. 129 min. Classificação Indicativa: 12 anos.
Três alienígenas viajam para a Terra em uma missão de reconhecimento para preparar uma invasão em massa. Tendo tomado posse de corpos humanos, os visitantes roubam de seus hóspedes a essência do seu ser, o senso do bem e do mal, de propriedade, família e pertencimento. A essência psicológica e espiritual de toda a humanidade está em jogo.
Trailer: https://vimeo.com/262865004
Data: de 24 a 29 de novembro
Formulário para acesso: https://forms.gle/6WaDsEvXrap9BYYMA
OFICINA
Adaptações para cinema e TV: de Édipo a Homeland, com Carlos Gerbase
Data: 10 e 12 de novembro
Horário: 19h às 21h
Formulário de inscrições: https://forms.gle/DyCi8sTNxybpwtk1A
Aula 1 (10/11, terça-feira):
– Bibliografia básica
– Importância das adaptações na indústria audiovisual
– A prática da adaptação – passo a passo
– Estudo de caso: adaptações de “As Bruxas de Eastwick”, de John Updike
– Proposta de exercício – primeira cena de “Memorial de Maria Moura”
Aula 2 (12/11, quinta-feira):
– Análise de alguns textos enviados do exercício
– Uma longa jornada: peça Édipo Rei, série “Hatufin” e série “Homeland”
– Estudo de caso: adaptação de “O diário de Redegonda” para o filme “Menos que nada”
– Dúvidas e questionamento.
Ministrante: Carlos Gerbase é roteirista e diretor cinematográfico. Iniciou sua carreira em 1979 e integrou a Casa de Cinema de Porto Alegre por 24 anos. Deixou a produtora em 2011, para criar a Prana Filmes. É também professor de cinema na PUCRS desde 1981, atuando na graduação (Curso Superior Tecnológico em Produção Audiovisual) e no Programa de Pós Graduação da Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos, da mesma universidade. Tem pós-doutorado em Cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle – Paris 3. Foi autor-roteirista da Rede Globo por oito anos, tendo assinado o roteiro de diversas séries e especiais de TV. É escritor, com dois romances, dois livros de contos e uma coletânea de crônicas publicados. Escreve, desde 2013, uma coluna quinzenal sobre cultura para o jornal Zero Hora.
Execução do PRONAC 192802 em tempos de COVID-19.
A série musical em sete episódios “Um ano em Vortex” estreia no proximo dia 29 de novembro, na Cuboplay. Na noite anterior, um show histórico, com as sete bandas da série, acontece no bar Ocidente (ingressos à venda no Sympla).
Sessão única de A Nuvem Rosa em Londres! 14 de novembro, com debate com a diretora Iuli Gerbase. Tickets à venda no insta do @cine.brazil
Filmada em 2021, ainda sob os efeitos da pandemia e cumprindo rigorosos protocolos de saúde, a série em 10 episódios “Centro Liberdade” começa a ser exibida pela TV Brasil no próximo dia 19 de julho. Resultado do edital “TVs Públicas”, a série foi escrita e dirigida por Bruno Carvalho, Cleverton Borges e Livia Ruas, com […]
Acesse a entrevista aqui.