Vou pegar leve, mas só depois de falar dos pesados e maravilhosos elefantes. O Le Monde publicou ontem que, se a matança de elefantes na Africa seguir o nível atual, em 10 anos eles vão desaparecer do continente. É demais. Ainda bem que na Índia ainda têm muitos. Segundo Feuerstein, a cada dia 150 espécies estão se tornando extintas, incluindo plantas, insetos e animais. As espécies se acabam sem que se tome conhecimento mais aprofundado de sua existência. Isto é muito grave, principalmente quando se pensa nas propriedades medicinais das plantas extintas na Amazônia. Quantas possíveis curas já foram para o espaço? (Quem gosta de natureza: pra afastar esse baixo-astral, não deixe de assistir as obras primas “Oceanos” e “Migração Alada.”)
Hoje minha consternação é sobre a prática de jogar gomas de mascar (chicletes) nas ruas da cidade. No México, que só perde dos EUA no consumo de chicletes, se masca 1 kilo e meio de goma por ano. Este hábito remonta aos Maias e Astecas, que limpavam os dentes com uma gosma chamada “sicte” , significando fluido vital. Desde lá, esta prática se transformou em contaminação urbana, sendo que o centro histórico da cidade do México está com 20% do chão infestado de goma de mascar, que contém em média 10.000 fungos e bactérias.
Para desgrudar um chiclete de 25 centavos, gasta-se 75 centavos em aplicação de vapor a 90 graus celsus, substância derretedora, detergente biológico com pressão e muita água. No México, existe multa por jogar dejetos sólidos em vias públicas e isto engloba as gomas.
Cada vez acho mais saudável o costume de deixar os sapatos na porta da entrada das casas, pois goma de mascar, mais cocô de cachorros e gatos, são suficientes para contaminar toda uma residência. Lá em casa ainda não consegui estabelecer esta prática. Talvez no futuro.
A série musical em sete episódios “Um ano em Vortex” estreia no proximo dia 29 de novembro, na Cuboplay. Na noite anterior, um show histórico, com as sete bandas da série, acontece no bar Ocidente (ingressos à venda no Sympla).
Sessão única de A Nuvem Rosa em Londres! 14 de novembro, com debate com a diretora Iuli Gerbase. Tickets à venda no insta do @cine.brazil
Filmada em 2021, ainda sob os efeitos da pandemia e cumprindo rigorosos protocolos de saúde, a série em 10 episódios “Centro Liberdade” começa a ser exibida pela TV Brasil no próximo dia 19 de julho. Resultado do edital “TVs Públicas”, a série foi escrita e dirigida por Bruno Carvalho, Cleverton Borges e Livia Ruas, com […]
Acesse a entrevista aqui.