Minha filha caçula disse que eu estou braba demais sobre a questão da sustentabilidade do planeta. Então eu vou encerrar o assunto, mas é certo que vou retornar a esta questão em breve, embora a comunidade não pareça estar muito interessada no tema. Quando apareço no tapete vermelho em Cannes no Face, tenho mais de 100 curtidas. Quando coloco o importantíssimo video do Paul McCartney sobre os matadouros, tenho somente 2 curtidas. Doce ilusão. Então vou fazer um mix de tudo que ainda acho muito preocupante e depois vou falar de flores.
A fluoretação da água proteje os dentes mas está sendo associada a doenças nervosas, cancêr nos ossos e no colo do útero. Apesar do Brasil e da Índia terem proibido as sementes suicidas (“terminator”: só servem para uma geração de cultivo), nunca dá para tirar os olhos, nem por um segundo, do que a Monsanto é capaz de fazer na área da bio-engenharia, destruindo o meio-ambiente. Remember Vietnã, agente laranja, tudo ainda recente em nossas cabeças.
A mineração é outra grande tragédia, responsável pela erosão do solo, poluição da água e do ar. Só em 1990, o mundo extraiu 11 bilhões de toneladas de ferro e 9 bilhões de toneladas de areia. Estes números já devem ter aumentando muito, deixando um lixo avassalador também nas montanhas, florestas e campos. Isto sem entrar fundo na mineração do urânio radioativo, que com o beneficiamento produz detritos que duram 250 mil anos, sem que os países tenham alguma solução segura para eles . Quantas pessoas ainda vão morrer de cancêr, após o desastre de Fukoshima? Chernobyl foi responsável por 500 mil mortes, só na União Soviética.
Dado importante: um adulto precisa de 840 gramas de oxigênio por dia, montante que é produzido por uma árvore bem grande por ano. Coisas práticas: tem que encher o mundo de árvores . Tem que reciclar tudo. Não precisa usar papel higiênico branco, pode ser reciclado. Nenhum papel branco. Não comprar plástico. Usar sacolas de pano ao invés de saquinhos. Comprar embalagens de vidro. Diminuir o consumo de carne. Denunciar os abusos. Educar as crianças. Refletir constantemente sobre os arraigados hábitos diários em relação ao nosso sofrido ecossistema.
A série musical em sete episódios “Um ano em Vortex” estreia no proximo dia 29 de novembro, na Cuboplay. Na noite anterior, um show histórico, com as sete bandas da série, acontece no bar Ocidente (ingressos à venda no Sympla).
Sessão única de A Nuvem Rosa em Londres! 14 de novembro, com debate com a diretora Iuli Gerbase. Tickets à venda no insta do @cine.brazil
Filmada em 2021, ainda sob os efeitos da pandemia e cumprindo rigorosos protocolos de saúde, a série em 10 episódios “Centro Liberdade” começa a ser exibida pela TV Brasil no próximo dia 19 de julho. Resultado do edital “TVs Públicas”, a série foi escrita e dirigida por Bruno Carvalho, Cleverton Borges e Livia Ruas, com […]
Acesse a entrevista aqui.