No calor do vulcã­o

Podem não acreditar, mas o meu assunto deste fim de semana já era vulcão, antes de acontecer todo o problema da Islândia. Pelo menos tenho fotos para comprovar. Quando eu era pequeninha e minha vó me dava yogurte da Deal, com canela em cima, em linda embalagem de vidro, eu saboreava e ficava ouvindo a Rádio Guaíba de tabelinha. (Mas tu é véia, ô minha.) Tinha um locutor que já fazia uma espécie de docudrama, com sonoplastia , usando trilhas vibrantes, que me fascinavam. Uma vez esse radialista contou toda a tragédia da erupção do Vesúvio, ocorrida antes de JC,  com detalhes trágicos sobre o soterramento de todos os moradores de Pompéia e Erculano. Criancinhas petrificadas em suas camas, pessoas se protegendo com as mãos, casas totalmente destruídas. Eu fiquei ao mesmo tempo maravilhada e assustada com a estória e cheguei a sonhar com ela. Como eu andava pela costa Amalfitana, ali pertinho, não pude deixar de conhecer as duas cidades e o vulcão. Só que cheguei esperando algumas ruínas bonitas de duas cidades destruídas, e nada novo construído em volta delas. Nunca olho no Google antes de chegar nos destinos. E, para minha surpresa, os sítios arqueológicos estão cercados por novas e populosas cidades, com ninguém nem aí pro vulcão.

         
 
Acabei totalmente enlouquecida ao conhecer as escavações. As cidades são grandes, principalmente Pompéia, e estão intactas. Nunca teve lava soterrando nada. Talvez todos soubessem, menos eu e o locutor. O que matou todo mundo foram estas mesmas cinzas, pedras e enxofre deste vulcão atual, que atingiram muito rápido Pompéia, mesmo estando a 30 quilômetros dali. Erculano, bem embaixo, foi um alvo mais óbvio. Só que estas mesmas cinzas protegeram de alguma maneira as construções, e o visitante  se sente fazendo parte das cidades. As árvores plantadas são fantásticas. O que mais encanta é imaginar  a organização dos caras há mais de 2000. Dão banho em muitas  civilizações atuais. Os banhos e saunas femininas e masculinas, as tabernas, onde todos almoçavam ao meio dia, pagando por sua comida e por seu vinho, estão todos lá, e o que é melhor, em belíssimo mármore. A casa do tocador de cítara, a mais linda da cidade, enlouquece qualquer um, com sua fonte e jardins. Os artistas deveriam ser tratados ainda assim hoje em dia. Muitas  pinturas, foro, teatros, anfiteatro. Em suma, precisam dois dias para ver direito Pompéia e um dia para ver Erculano.
 
           
 
Mas quando  tu olha pra cima e vê a envergadura do Vesúvio, imenso, ainda não extinto, tu te assombra. Tentei fazer o passeio duas vezes seguidas, não deu, mas na terceira consegui. Chorei na subida e cheguei na cratera babando para a beleza de suas paredes internas.  É muito poderoso e apavorante porque, para completar o quadro, tem vapor d´água saindo de um dos lados, parecendo fumaça.  Falei esbaforida com os locais, lá em cima , depois de subir os últimos 30 minutos:
 
– Ciao, belo, sempre tem esta fumacinha saindo?
– Não se preocupe, diva , é só água fervendo.
– Ah, legal. Vocês não tem medo de uma erupção?
– Não. Sempre vai começar com fumaça e aí dá tempo de sair correndo. Até chegar a lava demora um pouco. Se ela vier muito grande, nossas casas se vão.
– Mas se foi a fumaça que matou todo mundo lá embaixo? – respondi
– Em 44 saiu muita lava, que a senhora pode ver ali naquela vala, mas de lá para cá foi só fumaça. Não vai acontecer nada. Deus é grande.
– Maior que este vulcão? brinquei.
– Bem maior, e o papa é daqui mesmo. Arivederci.
-Arivederci.
 
         
 
Nosso GPS pirou no vulcão e não encontramos um hotel com wifi no centro de Erculano e acabamos em uma pousada na própria subida do Vesúvio. Qualquer problema tem alarme e dá tempo de sair correndo, disse o gerente. Espero ter me energizado total dormindo neste vulcão poderoso, porque o banho foi de última. Vesúvio, pode vir quente que estou fervendo! Ainda bem que não estou na Islândia, nem no aeroporto neste momento. Deus é grande e o papa é brasileiro.
Compartilhar

Mais Notícias

UM ANO EM VORTEX: SHOW DIA 28 E ESTREIA DIA 29 DE NOVEMBRO NA CUBOPLAY

A série musical em sete episódios “Um ano em Vortex” estreia no proximo dia 29 de novembro, na Cuboplay. Na noite anterior, um show histórico, com as sete bandas da série, acontece no bar Ocidente (ingressos à venda no Sympla).

5 de novembro de 2024

NUVEM ROSA EM LONDRES

Sessão única de A Nuvem Rosa em Londres! 14 de novembro, com debate com a diretora Iuli Gerbase. Tickets à venda no insta do @cine.brazil

5 de novembro de 2024

CENTRO LIBERDADE ESTREIA NO PRÓXIMO DIA 19, ÀS 23H, NA TV BRASIL

Filmada em 2021, ainda sob os efeitos da pandemia e cumprindo rigorosos protocolos de saúde, a série em 10 episódios “Centro Liberdade” começa a ser exibida pela TV Brasil no próximo dia 19 de julho. Resultado do edital “TVs Públicas”, a série foi escrita e dirigida por Bruno Carvalho, Cleverton Borges e Livia Ruas, com […]

8 de julho de 2024

ENTREVISTA DE BRUNO POLIDORO SOBRE A NUVEM ROSA

Acesse a entrevista aqui.

23 de abril de 2024
Voltar