Gramado confirma Goiás Velho: “Corumbiara” é obra-prima

Escrevi, em 23 de junho, neste blog, quando estava voltando do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental, realizado na cidade de Goiás Velho:

 "O vencedor do festival chama-se "Corumbiara", de Vicent Carelli. É uma obra-prima. Já vi muitos filmes sobre índios, em sua grande maioria chatíssimos, paternalistas, sem ritmo, sem nada a dizer. Pois 'Corumbiara' tem ritmo e muita coisa a dizer sobre o massacre de uma tribo indígena em Rondônia na década de 80. É também um filme sobre cinema, sobre as capacidades e os limites das imagens em movimento. O documentarista não apenas narra a sua longa investigação, como também demonstra como foi reagindo aos fatos ao longo dos anos. Às vezes parece 'Cabra marcado para morrer', de Eduardo Coutinho (pelas idas e vindas do tempo), mas na verdade é mais complexo e mais emocionante. Não sei que tipo de circuito vai ter esse filme, mas, seja onde for, prezado leitor, trate de assisti-lo."
 
No último sábado, "Corumbiara" recebeu o Kikito de Melhor Filme Brasileiro em Gramado, onde fora exibido na terça-feira para um público pequeno. Como se sabe, receber prêmio em Gramado – mesmo que seja o principal – há muito deixou de ser garantia de exibição em grande circuito, mas pelo menos provoca uma certa curiosidade para um filme cujo tema parece ser árido ("Pelo amor de Deus: outro filme sobre índios massacrados…") e cujo título não ajuda muito ("Corum… esqueci o resto"). Não sei quando o filme vai passar em Porto Alegre – ou na cidade de quem está lendo este blog -, então deixo aqui apenas a minha renovada advertência: os índios massacrados – os sobreviventes, é claro – são muito simpáticos e usam drogas muito divertidas; a montagem é genial; a impressão, quando o filme termina, é de que esse país não tem jeito. E, como disse Woody Allen, se o filme diverte e incomoda o espectador ao mesmo tempo, o diretor fez um bom trabalho. Parabéns, Vincent Carelli!
 
Em tempo: ao comentar a premiação de Gramado, meu amigo Roger Lerina, na Zero Hora de hoje, diz que a lista de longas brasileiros concorrentes é "uma das mais fracas seleções dos últimos anos". Tudo bem. Respeito a opinião do crítico e nem posso discuti-la, pois não assisti a todos os filmes. Mas, de certa forma, ao dizer que "Corumbiara" venceu porque não tinha bons concorrentes, Roger está desmerecendo o título do filme de Carelli. Então, só pra deixar bem clara minha posição: não vejo, no cinema brasileiro dos últimos cinco anos, filme – ficção ou documentário – capaz de concorrer com "Corumbiara", perante um júri competente e honesto, e tirar-lhe este Kikito. Não sei como foram as discussões no júri de Gramado, mas as de Goiás Velho eu posso revelar, pois eu era um dos jurados: concorrendo com mais de 40 filmes de altíssimo nível, vindos de todo o mundo, "Corumbiara" venceu por unanimidade (eram sete jurados, incluindo um francês e um chileno).
Compartilhar

Mais Notícias

UM ANO EM VORTEX: SHOW DIA 28 E ESTREIA DIA 29 DE NOVEMBRO NA CUBOPLAY

A série musical em sete episódios “Um ano em Vortex” estreia no proximo dia 29 de novembro, na Cuboplay. Na noite anterior, um show histórico, com as sete bandas da série, acontece no bar Ocidente (ingressos à venda no Sympla).

5 de novembro de 2024

NUVEM ROSA EM LONDRES

Sessão única de A Nuvem Rosa em Londres! 14 de novembro, com debate com a diretora Iuli Gerbase. Tickets à venda no insta do @cine.brazil

5 de novembro de 2024

CENTRO LIBERDADE ESTREIA NO PRÓXIMO DIA 19, ÀS 23H, NA TV BRASIL

Filmada em 2021, ainda sob os efeitos da pandemia e cumprindo rigorosos protocolos de saúde, a série em 10 episódios “Centro Liberdade” começa a ser exibida pela TV Brasil no próximo dia 19 de julho. Resultado do edital “TVs Públicas”, a série foi escrita e dirigida por Bruno Carvalho, Cleverton Borges e Livia Ruas, com […]

8 de julho de 2024

ENTREVISTA DE BRUNO POLIDORO SOBRE A NUVEM ROSA

Acesse a entrevista aqui.

23 de abril de 2024
Voltar