Várias são as relações que podemos estabelecer entre história e cinema: a história do cinema, o cinema na história e a história no cinema. A proposta do curso é abordar o cinema como intérprete do passado tendo por referência a história: como ele a modifica, altera, acrescenta e inventa, analisando, ao mesmo tempo, a época em que o ‘filme histórico’ foi produzido e visto.
Já são bastante conhecidas e aceitas pelos estudiosos do cinema as relações deste com a história, e também que um filme, inclusive de ficção, seja considerado um tipo de documento histórico. Muitos historiadores têm integrado o cinema como uma fonte para a história, porém nem todos concedem ao cinema o mesmo papel crítico que concedem a outros documentos.
Durante o curso serão comentadas, analisadas e criticadas algumas cenas dos seguintes “filmes históricos”, que contemplam épocas e episódios da Antiguidade (História Antiga):
Terra de Faraós (Land of the Pharaohs, 1955. Dir: Howard Hawks)
Faraó (Faraon, 1966. Dir: Jerzy Kawalerowicz)
Cleópatra (1963. Dir: Joseph L. Mankiewicz)
Quo Vadis (1951. Dir: Mervyn LeRoy)
Spartacus (1960. Dir: Stanley Kubrick)
Os Dez Mandamentos (The Ten Commandments, 1955. Dir: Cecil B. DeMille)
Ben-Hur (1959. Dir: William Wyler)
Data: 11, 18 e 25 de abril, das 9h às 13h
Local: Cine Santander Cultural
Inscrições gratuitas até 8 de abril pelos e-mails [email protected] ou [email protected]
Ministrantes:
José Alberto Baldissera
Professor da Unisinos (Universidade do Vale do Rio dos Sinos) há 38 anos, com formação em Filosofia, História e Letras, mestrado e doutorado em Educação, com pesquisa em ensino e aprendizagem de História. Dedica-se também à atuação em teatro e curtas-metragens desde 1962, tendo ganho dois Prêmios Açorianos.
Tiago de Oliveira Bruinelli
Professor de Ciências Humanas na modalidade EJA (Educação de Jovens e Adultos) nas escolas Facentro (Novo Hamburgo) e PVSinos (São Leopoldo). Tem especialização e mestrado em História. Atualmente pesquisa sobre Cinema e História. Junto com José Alberto Baldissera, é autor do livro Tempo e Magia: A História Vista pelo Cinema.
Realização: Santander Cultural, Prana Filmes e Escritos Editora
A série musical em sete episódios “Um ano em Vortex” estreia no proximo dia 29 de novembro, na Cuboplay. Na noite anterior, um show histórico, com as sete bandas da série, acontece no bar Ocidente (ingressos à venda no Sympla).
Sessão única de A Nuvem Rosa em Londres! 14 de novembro, com debate com a diretora Iuli Gerbase. Tickets à venda no insta do @cine.brazil
Filmada em 2021, ainda sob os efeitos da pandemia e cumprindo rigorosos protocolos de saúde, a série em 10 episódios “Centro Liberdade” começa a ser exibida pela TV Brasil no próximo dia 19 de julho. Resultado do edital “TVs Públicas”, a série foi escrita e dirigida por Bruno Carvalho, Cleverton Borges e Livia Ruas, com […]
Acesse a entrevista aqui.