Começam hoje, 29 de julho, em Porto Alegre, as filmagens de SAL DE PRATA, novo longa-metragem do diretor Carlos Gerbase. Com roteiro de Gerbase, o filme é produzido pela Casa de Cinema de Porto Alegre com co-produção e distribuição da Columbia Pictures. Sal de Prata vai ser filmado em seis semanas e tem previsão de estréia para 2005.
No elenco de SAL DE PRATA estão Maria Fernanda Cândido, Camila Pitanga, Marcos Breda e Bruno Garcia, além de Júlio Andrade, Janaína Kramer e Nelson Diniz. A equipe é formada por 69 pessoas.
O roteiro do filme – inicialmente chamado de "Roteiros Encontrados Num Computador" – foi selecionado para participar de oficina do Sundance Institute, que aconteceu em Nogueira (Rio de Janeiro), em 2002. Entre 2000 e 2004, o roteiro passou por quinze tratamentos até chegar na sua versão final.
Sal de Prata é o quarto longa-metragem de Carlos Gerbase, que realizou INVERNO (1983), VERDES ANOS (1984) e TOLERÂNCIA (2000) e o quinto da Casa de Cinema de Porto Alegre: TOLERÂNCIA (2000, Carlos Gerbase), HOUVE UMA VEZ DOIS VERÕES (2002), O HOMEM QUE COPIAVA (2003) e MEU TIO MATOU UM CARA (2004), os três últimos de Jorge Furtado.
Apesar de ter o velho filme "químico" como suporte na maioria das suas cenas, SAL DE PRATA também usa e abusa da imagem eletrônica. Dentro da trama, que tem como pano de fundo o mundo do cinema, os realizadores optam pelas tecnologias mais adequadas para cada orçamento, o que vai gerar uma saudável salada de frutas nas imagens do longa de Gerbase, que adverte: "Essa discussão metalingüística da tecnologia está presente, mas as emoções dos personagens sempre são muito mais importantes". O diretor de fotografia de Sal de Prata, Jacob Soletrinick, encarou o desafio de misturar imagens captadas em 35mm e em DV (Digital Vídeo), procurando, ao mesmo tempo, manter um excelente nível técnico e espelhar as diferenças essenciais entre as duas tecnologias, que devem conviver ainda por alguns anos.
A produção foi viabilizada através de prêmios em concursos federais de projetos cinematográficos – da ANCINE e do BNDES, ambos em 2003 – e do apoio das empresas Brasil Telecom, Dana Albarus, Santander Banespa, Banrisul, Banrisul Corretora e Grupo Habitasul.
Acompanhe o dia-a-dia das filmagens pelo sítio do filme no Terra, em
A série musical em sete episódios “Um ano em Vortex” estreia no proximo dia 29 de novembro, na Cuboplay. Na noite anterior, um show histórico, com as sete bandas da série, acontece no bar Ocidente (ingressos à venda no Sympla).
Sessão única de A Nuvem Rosa em Londres! 14 de novembro, com debate com a diretora Iuli Gerbase. Tickets à venda no insta do @cine.brazil
Filmada em 2021, ainda sob os efeitos da pandemia e cumprindo rigorosos protocolos de saúde, a série em 10 episódios “Centro Liberdade” começa a ser exibida pela TV Brasil no próximo dia 19 de julho. Resultado do edital “TVs Públicas”, a série foi escrita e dirigida por Bruno Carvalho, Cleverton Borges e Livia Ruas, com […]
Acesse a entrevista aqui.