Brasil, o novo Eldorado

Aqui no Festival de Cannes alguns estrangeiros nos perguntam: o que está acontecendo para o Brasil obter tanto sucesso? Apesar do Brasil não ter nenhum longa concorrendo no Palais, ou selecionado para as paralelas da Croisette, nunca estivemos tão em alta na opinião internacional. É muito bom olhar o que escrevem e dizem do teu país quando tu está fora.

Viajo para o exterior há 30 anos, sempre ouvindo os mesmos bordões: carnaval, Pelé, Ronaldo, Ronaldinho. Sempre fomos o país dos índios, dos negros, das belezas naturais e da pobreza generalizada nas favelas. Quem conhece um pouco o país sabe que a miséria e a má nutrição diminuíram bastante, mas continuam imensas e inaceitáveis. O que desencadeou recentemente a opinião favorável das pessoas sobre o Brasil é o fenômeno chamado Lula.

O presidente brasileiro está sempre nos jornais e revistas européias. É um megastar, em matérias grandes e pequenas. Nesta semana , a revista francesa Le Point dedicou 21 páginas ao Brasil, chamando-o de “O Novo Eldorado”. Uma equipe de jornalistas franceses passou alguns meses no país examinando a situação. Duvido que não tenham algum patrocínio privado brasileiro para a reportagem, o que fica meio claro na matéria, mas, mesmo assim, alguns pontos que eles observaram são interessantes.

Lula, que aparece mergulhando em Noronha, é considerado um sucesso que agrada na Bolsa e na favela, com 83% de aprovação. Ele se relaciona ao mesmo tempo com Obama, Sarkozy, Fidel e Ahmadinejad (este último muito controverso em todos os jornais). Lula é aplaudido em Davos e ovacionado em Porto Alegre (citaram minha singela e saudosa cidade!) . Neste governo, o Brasil faz parte do BRIC ( Brasil, Russia, India e China), que é considerada uma importantíssima frente dos países em ascensão no capitalismo mundial. O BRIC representa 40% da população terráquea e 16% do PIB.

O que mais impressionou os jornalistas franceses é que o Brasil, já estando com toda esta dinâmica no mercado, ainda vai crescer muito mais com a descoberta do pré-sal, ficando entre os 5 maiores produtores de petróleo do mundo na próxima década. Apesar do sucesso do Bolsa Família, do programa de Habitação, e do mercado de ações paulista estar entre o mais rentável do planeta, o humilde Lula não quer a reeleição. O presidente diz que faz bem para o ego, mas é inumano e anti-democrático. Le Point diz que Lula quer que a próxima a tocar o país seja sua ministra, a competente mas pouco carismática Dilma.

Os outros pontos citados pela revista, que parece gostar bastante dos ricos e famosos, são o milagre agrícola do Mato Grosso, Eike Batista (o oitavo em fortunas mundiais, com sua Mercedes de 500 mil dólares e seu casamento desastrado com uma sambista), Paulo Coelho, Dunga, Gisele, Niemeyer, Pitanguy e Raony.

Nas questões mais sociais, a matéria tenta fazer com que os franceses entendam o chamado “racismo cordial” de negros e brancos trabalhando juntos, mas sempre com os brancos de chefes, a questão das cotas para os negros na universidade, assim como a complicada situação das favelas, onde a maioria dos habitantes são considerados “gente de bem” , com uma minoria de bandidos tomando conta da situação. Se já é difícil para nós entendermos toda esta complexidade, o que dirá para os estrangeiros.

Ia escrever sobre Cannes e acabei falando sobre o Brasil. Na próxima acho que vou conseguir, quando diminuir meu contentamento de ter visto o velhinho Woody Allen ontem, descendo as escadas do cinema Lumière. Chorei um pouquinho de emoção.

Compartilhar

Mais Notícias

UM ANO EM VORTEX: SHOW DIA 28 E ESTREIA DIA 29 DE NOVEMBRO NA CUBOPLAY

A série musical em sete episódios “Um ano em Vortex” estreia no proximo dia 29 de novembro, na Cuboplay. Na noite anterior, um show histórico, com as sete bandas da série, acontece no bar Ocidente (ingressos à venda no Sympla).

5 de novembro de 2024

NUVEM ROSA EM LONDRES

Sessão única de A Nuvem Rosa em Londres! 14 de novembro, com debate com a diretora Iuli Gerbase. Tickets à venda no insta do @cine.brazil

5 de novembro de 2024

CENTRO LIBERDADE ESTREIA NO PRÓXIMO DIA 19, ÀS 23H, NA TV BRASIL

Filmada em 2021, ainda sob os efeitos da pandemia e cumprindo rigorosos protocolos de saúde, a série em 10 episódios “Centro Liberdade” começa a ser exibida pela TV Brasil no próximo dia 19 de julho. Resultado do edital “TVs Públicas”, a série foi escrita e dirigida por Bruno Carvalho, Cleverton Borges e Livia Ruas, com […]

8 de julho de 2024

ENTREVISTA DE BRUNO POLIDORO SOBRE A NUVEM ROSA

Acesse a entrevista aqui.

23 de abril de 2024
Voltar