A velha Europa

Fico olhando estas obras magníficas e pensando: os caras roubaram tanto dos outros países, principalmente do Brasil, mas construíram monumentos para toda a eternidade. Mesmo assim, nada justifica o pensamento de aumentar o bolo para depois dividir. Não dá mais tempo de aumentar nada . O abismo sócio-econômico é total, e as consequencias, visíveis.

 

Fico entrando nas centenas de  maravilhosas igrejas e pensando que, se tivessem incenso, música sacra, casamento gay e aceitação do divórcio, o movimento dos fiéis aumentaria muito. Algumas  igrejas suportam ainda mais turistas? Londres cobra até para entrar na Catedral.

 

                       

Nos países emergentes(?) , em desenvolvimento(??), a violência nas ruas ainda é o pior de tudo para a classe média. Os pobres não precisam sair de casa para conviver com ela, e os ricos estão blindados. Para sentir qualquer cidade é preciso pisar nas ruas. Aqui, tu anda a pé no meio da madrugada, em qualquer lugar. Isto é bom demais, principalmente depois do jantar.
 
O isolamento na Europa é assustador. A falta de comunicação interpessoal é total. O único link é a internet, o trabalho e a escola.  Ninguém, absolutamente, conhece o vizinho nos prédios e bairros. Mesmo assim, todos quando se encontram dizem Bom Dia e Boa Noite, com a maior simpatia. Mas ao lado da tua parede  pode viver um tarado psicopata e tu achá-lo muito simpático.
 
Os mendigos optaram por viver na rua e nos metrôs, sem tomar banho e sujando o máximo tudo que puderem. A polícia não deve/pode intervir? O cheiro de urina e a sujeira é totalmente irritante. É complicada a questão da liberdade.
A comida e a vida cultural são a diferença. Por isso, muitos brasileiros piram, casam, fazem qualquer negócio para desfrutar dessa qualidade de vida. Muitos dizem que a Europa está decadente, mas ninguém quer ir embora.
Compartilhar

Mais Notícias

UM ANO EM VORTEX: SHOW DIA 28 E ESTREIA DIA 29 DE NOVEMBRO NA CUBOPLAY

A série musical em sete episódios “Um ano em Vortex” estreia no proximo dia 29 de novembro, na Cuboplay. Na noite anterior, um show histórico, com as sete bandas da série, acontece no bar Ocidente (ingressos à venda no Sympla).

5 de novembro de 2024

NUVEM ROSA EM LONDRES

Sessão única de A Nuvem Rosa em Londres! 14 de novembro, com debate com a diretora Iuli Gerbase. Tickets à venda no insta do @cine.brazil

5 de novembro de 2024

CENTRO LIBERDADE ESTREIA NO PRÓXIMO DIA 19, ÀS 23H, NA TV BRASIL

Filmada em 2021, ainda sob os efeitos da pandemia e cumprindo rigorosos protocolos de saúde, a série em 10 episódios “Centro Liberdade” começa a ser exibida pela TV Brasil no próximo dia 19 de julho. Resultado do edital “TVs Públicas”, a série foi escrita e dirigida por Bruno Carvalho, Cleverton Borges e Livia Ruas, com […]

8 de julho de 2024

ENTREVISTA DE BRUNO POLIDORO SOBRE A NUVEM ROSA

Acesse a entrevista aqui.

23 de abril de 2024
Voltar