Pensei em começar a falar sobre a beleza do final de ano, papai noel, festas, viagens, etc., mas com o relatório de ontem da ONU não vai ser possível. Às vésperas da conferência sobre mudanças climáticas, a ONU declara que a emissão de carbono já está 14% acima da prevista para 2020. Desde a revolução industrial, o homem já lançou 375 bilhões de toneladas de carbono na atmosfera, sendo que 20% nos últimos 12 anos.
Eu, que adoro matemática, afirmo: as questões são números, e o alerta é vermelho. No meio de algarismos e cores, estarão os desprotegidos seres humanos. No Fronteiras do Pensamento, o Nobel da Paz ElBaradei defendeu a reforma no conselho de segurança da ONU, dizendo que há hoje no mundo um estoque de 19 mil armas nucleares, a cada ano mais modernas. O egípcio defende a extinção imediata de todas as armas atômicas em todo o mundo. Mandei uma pergunta por escrito para ele , que não foi lida, sobre o que fazer com este lixo atômico no caso da utópica extinção. A resposta fica para a posteridade.
A ONU termina o seu alarmante comunicado de ontem com uma frase otimista: “O relatório sinaliza que o tempo está se esgotando, mas que os meios técnicos e as ferramentas necessárias para permitir que o mundo mantenha o aumento da temperatura global, neste século, a no máximo 2°C, ainda estão disponíveis para os governos e sociedades”
Quem vai acreditar que os governos, e principalmente as indústrias, vão colaborar eficientemente, se a meta do carbono de 2020 já foi literalmente para o espaço? Com o Rei Obama dizendo que primeiro vem o crescimento da economia norte-americana e depois a ecologia? Chamem os universitários!
A série musical em sete episódios “Um ano em Vortex” estreia no proximo dia 29 de novembro, na Cuboplay. Na noite anterior, um show histórico, com as sete bandas da série, acontece no bar Ocidente (ingressos à venda no Sympla).
Sessão única de A Nuvem Rosa em Londres! 14 de novembro, com debate com a diretora Iuli Gerbase. Tickets à venda no insta do @cine.brazil
Filmada em 2021, ainda sob os efeitos da pandemia e cumprindo rigorosos protocolos de saúde, a série em 10 episódios “Centro Liberdade” começa a ser exibida pela TV Brasil no próximo dia 19 de julho. Resultado do edital “TVs Públicas”, a série foi escrita e dirigida por Bruno Carvalho, Cleverton Borges e Livia Ruas, com […]
Acesse a entrevista aqui.