O Farol Santander abre nesta terça-feira “Lupi: pode entrar que a casa é tua”, com fotos, vídeos e memorabília original do cantor
18/04/2023 | 7:11
Arte & Agenda
O Farol Santander Porto Alegre (Sete de Setembro, 1028, Centro Histórico) abre, nesta terça-feira, “Lupi: pode entrar que a casa é tua”, que homenageia e reverencia um dos grandes nomes da música brasileira, Lupicínio Rodrigues, nascido no bairro da Ilhota. Com curadoria de Carlos Gerbase e consultoria artística de Lupicínio Rodrigues Filho, a mostra apresenta um extenso acervo de fotos, vídeos e memorabília original do cantor, com diversos objetos pessoais exibidos pela primeira vez ao público.
São aproximadamente 150 fotos e 70 objetos pessoais de Lupicínio Rodrigues, muitos nunca antes exibidos. A exposição é organizada em 13 ambientes e ocupa o Grande Hall do prédio no Centro da capital, ficando em cartaz até o dia 23 de julho.
“O Santander se orgulha em apresentar a exposição ‘Lupi – pode entrar que a casa é tua’, que registra e enaltece o talento de Lupicínio Rodrigues, um dos mais brilhantes compositores e cantores gaúchos do século XX. Nesta exposição propomos ver e ouvir esse artista que rompeu fronteiras culturais, estéticas e geográficas e tornou-se um ícone para a cultura brasileira”; comenta Maitê Leite, vice-presidente executiva Institucional do Santander Brasil.
A exposição proporcionará aproximação à extensa obra musical do cantor e compositor. Além disso, por meio de recursos audiovisuais e cenográficos, será representada a vida boêmia de Porto Alegre, cuja riqueza cultural está registrada nas letras de Lupi. Para aproximar a obra do compositor das gerações atuais, a exposição reserva espaço para a exibição de cinco vídeos inéditos com cantoras de Porto Alegre dando nova roupagem a clássicos como “Nunca”, “Vingança” e “Se Acaso Você Chegasse”.
Sua importância para a música popular brasileira, explicitada nas centenas de versões de grandes intérpretes, também será destacada, mostrando o alcance de sua obra e seu amplo leque de influências na carreira de outros artistas, que parte do tradicional samba-canção da década de 1930, mas chega com força na revolução tropicalista. Versões de Elza Soares, Caetano Veloso e Gilberto Gil, em vídeos originais, são atrações relevantes da mostra.
Grande parte das fotos, documentos e objetos que estarão na exposição vem do acervo pessoal de Lupicínio Rodrigues Filho. Há também imagens do arquivo do jornalista Marcello Campos (consultor histórico da exposição) e do fotógrafo Pedro Flores. O Grêmio Foot-ball Porto Alegrense, time de Lupicínio e do qual o artista é autor do hino, também cedeu imagens e objetos que vieram do museu do clube. A exposição é organizada em 13 diferentes seções, que abordam fases e temas importantes e conectados à carreira de Lupi.
Lupi: Pode Entrar que a Casa É Tua
A partir desta terça-feira, dia 18, até 23 de julho, no Farol Santander (Rua Sete de Setembro, 1028), em Porto Alegre.
Horário de visitação: de terça a sábado, das 10h às 19h, e domingos, das 11h às 18h.
Ingressos: R$ 17, disponíveis pelo site do Farol Santander.
A série musical em sete episódios “Um ano em Vortex” estreia no proximo dia 29 de novembro, na Cuboplay. Na noite anterior, um show histórico, com as sete bandas da série, acontece no bar Ocidente (ingressos à venda no Sympla).
Sessão única de A Nuvem Rosa em Londres! 14 de novembro, com debate com a diretora Iuli Gerbase. Tickets à venda no insta do @cine.brazil
Filmada em 2021, ainda sob os efeitos da pandemia e cumprindo rigorosos protocolos de saúde, a série em 10 episódios “Centro Liberdade” começa a ser exibida pela TV Brasil no próximo dia 19 de julho. Resultado do edital “TVs Públicas”, a série foi escrita e dirigida por Bruno Carvalho, Cleverton Borges e Livia Ruas, com […]
Acesse a entrevista aqui.