3 EFES premiado em festival no Mato Grosso

O longa-metragem 3 EFES, produção da Casa de Cinema de Porto Alegre com direção de Carlos Gerbase, recebeu o prêmio de Melhor Filme no 2º Festival de Cinema da Floresta, realizado de 4 a 10 de maio no município de Alta Floresta, no extremo norte do estado do Mato Grosso, a 830 quilômetros da capital, Cuiabá.

O Festival é organizado pelo Cineclube Floresta, entidade atualmente presidida por Agostinho Bizinoto, e que deriva do já tradicional grupo de Teatro Experimental de Nova Floresta, fundado em 1988 e grande articulador da política cultural do norte do Mato Grosso. O cineclube já havia realizado uma Mostra de Cinema no município em 2006 e o primeiro Festival de Cinema na Floresta em maio de 2007. Este ano, a partir de 93 filmes inscritos, a curadoria do Festival, coordenada por Paulo Traven, de Cuiabá, selecionou 30 obras para serem exibidas no Teatro Oficina.

Na categoria de videoclipe, o vencedor foi "Shift: macaco bong", videoclipe da banda Macaco Bong, de Cuiabá, produzido durante a 2ª Semana do Audiovisual.

"Vida Maria", de Márcio Ramos, de Fortaleza, retrata a trajetória de vida de uma menina que aos 5 anos de idade é levada a largar os estudos para trabalhar, levou o prêmio de Melhor Curta-metragem.

O troféu de Melhor Média-metragem foi para "Fronteiras", de Anézio Santana e Denizalde Pereira, de Sinop/MT. O documentário mostra a realidade cotidiana de mulheres que precisaram ultrapassar fronteiras pessoais, familiar, sociais e geográficas para ir ao enlaço de seus destinos. É um retrato da condição familiar da migrante brasileira nas suas jornadas pelo campo. São testemunhos autênticos e emocionantes sobre as dificuldades que enfrenta a maioria das mulheres norte-matogrossenses.

E o Troféu Capivara de Melhor Longa-metragem da segunda edição do festival ficou para 3 EFES, de Carlos Gerbase, de Porto Alegre/RS. 3 EFES retrata a estória de 3 mulheres que estão apenas tentando saciar seus apetites mais básicos: a Fome, o Sexo e o Fasma.

Ainda no sábado à noite, na cerimônia de encerramento do Festival, foram projetados os documentários convidados "À Espera da Europa" de Christine Reeh, de Portugal; e "Brava Gente – A história de um povo na Amazônia" de Marcelo Bazílio e Vanuzia Santos, além do filme "Por um Risco", resultante da Oficina de Cinema realizada durante o festival, sob coordenação do cineasta Amauri Tangará.

Mais informações no sítio do festival.


A capivara é o símbolo e o troféu do Festival de Cinema na Floresta

Compartilhar

Mais Notícias

UM ANO EM VORTEX: SHOW DIA 28 E ESTREIA DIA 29 DE NOVEMBRO NA CUBOPLAY

A série musical em sete episódios “Um ano em Vortex” estreia no proximo dia 29 de novembro, na Cuboplay. Na noite anterior, um show histórico, com as sete bandas da série, acontece no bar Ocidente (ingressos à venda no Sympla).

5 de novembro de 2024

NUVEM ROSA EM LONDRES

Sessão única de A Nuvem Rosa em Londres! 14 de novembro, com debate com a diretora Iuli Gerbase. Tickets à venda no insta do @cine.brazil

5 de novembro de 2024

CENTRO LIBERDADE ESTREIA NO PRÓXIMO DIA 19, ÀS 23H, NA TV BRASIL

Filmada em 2021, ainda sob os efeitos da pandemia e cumprindo rigorosos protocolos de saúde, a série em 10 episódios “Centro Liberdade” começa a ser exibida pela TV Brasil no próximo dia 19 de julho. Resultado do edital “TVs Públicas”, a série foi escrita e dirigida por Bruno Carvalho, Cleverton Borges e Livia Ruas, com […]

8 de julho de 2024

ENTREVISTA DE BRUNO POLIDORO SOBRE A NUVEM ROSA

Acesse a entrevista aqui.

23 de abril de 2024
Voltar